O estúdio Superspace projetou um sistema de balões para geração de energia em Abu Dhabi. O projeto, chamado "solarCLOUD", foi concebido para o concurso de LandArt como um portal para a cidade de Masdar. O sistema consiste em uma série de balões revestidos de tecido solar que criam um espaço sombreado durante o dia ao mesmo tempo que produzem energia a partir do sol. À noite, o sistema se transforma em um show de arte cinética.
O sistema consiste em 1.500 balões presos por polias mecânicas e revestidos por um tecido fotovoltaico. Imaginados como uma plantação, os balões "crescem" durante o dia para aborver e transformar a energia solar.
Durante o dia, o sistema absorve o calor do sol e se eleva acionando as polias de energia mecânica. À noite, após perder energia térmica, os balões descem e se transformam em 1.500 pixels que compõem uma nuvem midiática.
Estima-se que a "plantação" de 1.500 balões solares poderia gerar 466 kW por dia, ou 1.700 MW por ano, com cada balão oferecendo seis metros quadrados de tecido solar e 310 w/dia. O sistema custaria US$ 2 milhões para ser instalado e mantido, usando soluções e materiais de ponta que serão lançados no mercado em breve.
Va: Superspace